domingo, 25 de dezembro de 2016

Somos todos corruptos


Sim, somos!


[Hoje é um texto-consciência]

Recentemente, nos noticiários, a palavra que impera é CORRUPÇÃO.
Palavra que deriva do latim corrupta, junção das palavras cor (coração) e rupta (quebra, rompimento), é o ato ou efeito de se corromper; oferecer/aceitar algo para obter vantagem em negociata onde se favorece uma pessoa e se prejudica outra; omitir dados e informação para obter ganho de vantagens; favorecer determinada pessoa ou empresa com o fim de obter ganho, vantagem, cargo público etc.[1]

Feita esta breve introdução e, com isto, nos leva a pensar nas mais recentes investigações de corrupção ocorridas em nosso país, envolvendo executivos de grandes empresas, autoridades políticas do baixo ao alto escalão, dentre vários servidores públicos e empregados privados.

Mas a corrupção está apenas nos lugares citados nos noticiários?

Muitos tem a creditação que a corrupção está presente apenas no governo, no legislativo, no judiciário e nas empresas públicas e privadas. Grande engano. As mínimas atitudes do nosso dia a dia tem o mesmo sentido e efeito, sabe os clichês “ficar com troco a maior do supermercado”, “utilizar cartão de estudante, mesmo não sendo um”, “atestado médico sem haver doença”, “não pagar impostos” etc, então, o erro também está em nós, mesmo que em menores proporções, entretanto, as consequências são as mesmas.

A corrupção não é novidade e não está presente apenas em determinados partidos políticos ou em determinadas pessoas e empresas, logo, se houvesse uma população transparente, ética e incorrupta, seria quase impossível que tivéssemos governantes nesse nível e proporção de corrupção.

Recentemente, conforme o vídeo abaixo, o professor Leandro Karnal, expõe que, “não existe governo corrupto em nação ética; não existe nação corrupta com governo transparente e democrático”. Há tempos ouço palavras no mesmo sentido, então, claramente posso ver que, enquanto não sentirmos que a corrupção é algo nosso, da nossa raiz e que para vencê-la devemos admitir e trazer para nós mesmos, SIM, CONTINUAREMOS TODOS CORRUPTOS.


A mudança tem que começar também por nós, é o exemplo pelo exemplo, e enquanto não mudarmos, teremos o governo que merecemos. “Ah, mas quem tem que dar o exemplo são nossos governantes...”; NÃO, não mesmo! O exemplo pode vir de qualquer de nós, façamos nossa parte e, sem procrastinar, sem dizer que o governo não nos ajuda, independente de quem seja presidente, governador, prefeito… FAÇAMOS NOSSA PARTE! Daí, enquanto continuarmos colocando a culpa no outro e não olhar para nós mesmos, nada mudará, passará “Lava Jato” e qualquer outra força tarefa, o país continuará na lama.

A mudança para um país ético, transparente e realmente democrático, é igualmente responsabilidade nossa. Começamos hoje, agora, nessa hora, antes que seja ainda mais tarde, e o lamaçal nos engula.

Não existe herói, existe determinação de uma nação!

O combate à corrupção é, do mesmo modo, problema nosso. Vamos juntos?



______________________

Referência
1. https://pt.wikipedia.org/wiki/Corrup%C3%A7%C3%A3o

Nenhum comentário:

Postar um comentário